segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cuidados Necessários Após uma Exodontia (Extração)









Como sabemos no mundo odontológico a exodontia tem como significado aquele velho costume ou gíria popular: A Extração dentária, onde o mesmo para um academico significaria a remoção cirurgica de um elemento dentário. Aqui segue algums passos que um paciente deve seguir depois que extrair um dente para sua melhor cicatrização e hemostasia.






 1- O paciente sera orientado pelo cirurgião a morder uma gaze no local da cirurgia. Esse procedimento deverá ser realizado para que promova a hemostasia (parada de sangramento), a gaze deve estar umedicida com soro ou ate mesmo agua para evitar que o sangue coagule na gaze e quando realizar a sua remoção desloque o coagulo do alveolo. Esse procedimento deve ser realizado por no minimo 30 minutos. 

2- O paciente deve-se evitar conversar por no minimo 2 horas. os movimentos mandibulares e linguais durante a fala provocam sangramento e deslocamento do coagulo no inicio de sua formação. 

3- Os pacientes nao deverão entra em panico com pequenos sangramentos nas primeiras ou ate por mais de 24 horas. fios de sangue na saliva podem parecer com grandes sangramentos o que pode assustar e fazer o paciente procurar novamente o cirurgião, entao é normal que no meio da noite o paciente acorde com seu travesseiro manchado de sangue. 

4- Sobre as drogas: Os fumantes terão que se esforçar nas primeiras 12 horas para nao fumarem; pois o tabaco e a nicotina interferem na cicratrização da ferida e provocam infecçoes com suas toxinas. já o alcool inativa a ação farmacológica da terapeutica pós cirurgica, ainda que algumas bebidas causem vaso dilatação aumentanto o sangramento. 

5- O paciente tambem será orientado a não cuspir e nem ingerir qualquer tipo de liquido através de canudos, pois essas atividades exercem uma pressão negativa e uma determinada agitação mecanica no sitio da extração levando a provocar novos sangramentos. 

6- Exercicios fisicos intensos deverão ser suspensos nas primeiras 24 horas. exercicios do tipo de correr, subir escadas, pegar em pesos, pular ou qualquer outro exercicio fisico que necessite do aumento da pressão sanguinea, pois o aumento da pressão resulta em novos sangramentos. 

Se você foi orientado a seguir esses passos você além de ter um dentista que se preoculpa com os seus pacientes e os orientam no processo pós operatório, você nao tera complicações futuras, ainda tendo uma rapida cicatrização e uma excelente recuperação tecidual no local.




Francisco Rufino de Lucena Segundo
Cirurgião Dentista              

Nenhum comentário:

Postar um comentário